Blog

Quais as diferenças entre os principais sistemas de controle de presença?

Publicado em: 15-09-2017
sistemas de controle de ponto

Quando falamos de marcação de ponto, estamos nos referindo ao controle das horas trabalhadas pelos colaboradores da empresa, incluindo o período convencional e as horas extras.

Muitas organizações têm dificuldades com esse processo; afinal, existem vários meios para fazer a administração do ponto, cada um deles com as suas vantagens e desvantagens.

Para evitar problemas e definir a melhor alternativa para o seu empreendimento, nada melhor do que se informar mais sobre o assunto. Quer conhecer as diferenças entre os principais sistemas de controle de presença? Confira o nosso post e entenda!

Quala é a importância de fazer o controle de ponto?

lei 7.855/1989 define que, para empresas que contam com mais de 10 funcionários, a marcação de ponto é obrigatória. Esta é uma atividade burocrática relativamente simples, mas que pode se complicar se você não escolher o sistema de controle adequado.

Além disso, tão importantes quanto cumprir as normas trabalhistas são os benefícios que você pode ter ao realizar um monitoramento efetivo das horas trabalhadas. Se a organização não faz registros apropriados dos horários de entrada, saída e pausas, os processos ficam desorganizados. Os colaboradores podem burlar as horas, a produtividade pode cair e o empregador tem uma série de prejuízos.

Outra questão importante é que, ao não registrar adequadamente os períodos de trabalho, a corporação pode cometer erros na contabilização de horas extras e realizar pagamentos desproporcionais, o que dá margem para processos judiciais.

Ao realizar um acompanhamento com um bom sistema de controle de ponto, por outro lado, você tem como resultados a redução dos riscos de fraudes, o cumprimento das horas pela equipe e uma rotina de trabalho organizada. Assim, é possível otimizar os processos do empreendimento sem ter que lidar com aborrecimentos com a parte burocrática.

Quais são os principais sistemas de controle de presença disponíveis no mercado?

O mercado oferece uma ampla variedade de tecnologias para o acompanhamento das presenças na empresa. Listamos os principais sistemas de controle de ponto a seguir. Confira!

Relógio cartográfico

O relógio cartográfico é um sistema de controle de ponto mecânico e eletrônico. Ele não permite a alteração das horas, porque os horários são predefinidos. É necessário que a equipe tenha responsabilidade para fazer o registro de forma pontual, pois, caso isso não aconteça, ela pode ser penalizada.

Além disso, o relógio cartográfico exige que haja alguma forma de vigilância, para evitar que um colaborador faça o registro de um colega atrasado, por exemplo. É um método ágil e econômico, que facilita a integração de dados pelo sistema financeiro da empresa.

Porém, essa tecnologia é ainda pouco avançada, exigindo um certo grau de controle manual. Além disso, é mais difícil aplicá-la nos casos de profissionais horistas.

Relógio com código de barras

O relógio com código de barras é um sistema em que o profissional apresenta o cartão com seu número registrado na máquina. O equipamento realiza a leitura e imprime um papel com dados para um controle do próprio colaborador. Esse aparelho envia informações para o sistema da empresa, de forma a poupar trabalho para o setor financeiro.

Um problema que pode ocorrer é o desgaste do cartão do funcionário, demandando a realização de trocas. Além disso, a atividade também deve ser monitorada, para que nenhum profissional passe o cartão de um colega. O relógio com código barras pode ser utilizado em organizações que contam com uma equipe que já tenha algum domínio da tecnologia.

Relógio com biometria/impressão digital

O relógio com biometria é o método mais moderno para o controle de presença. Como ele faz a leitura da digital do profissional, a chance de fraude é praticamente nula. Hoje, essa tecnologia já é bastante acessível para até mesmo as empresas de pequeno porte.

Além disso, com ele é possível fazer o registro de trabalhadores que estão viajando ou trabalhando de casa, porém é necessário que eles tenham um leitor portátil e conexão com a internet. Dessa forma, a organização consegue fazer o registro e integrar os dados ao sistema adequadamente.

O relógio com biometria tem a desvantagem de dificultar o acompanhamento do período de trabalho dos funcionários horistas, além de demandar um certo domínio de tecnologia da equipe. Mas é um sistema ágil e que integra os dados para o departamento financeiro da corporação.

Software para controle de ponto

As tecnologias estão se desenvolvendo cada vez mais e, com isso, a gestão das horas também se torna mais rápida e fácil. Os softwares para controle de ponto são ferramentas projetadas para otimizar o cotidiano das empresas por meio de uma coleta ágil e prática da informação e de um gerenciamento otimizado.

O colaborador baixa a ferramenta para o seu smartphone ou tablet e, de onde estiver, ele pode realizar o registro de ponto com a biometria, sendo que você é notificado na empresa quando isso acontece e submete a informação a uma aprovação. Acompanhar a rotina dos funcionários externos se torna muito mais fácil e você ainda tem a possibilidade de fazer a geolocalização desses profissionais.

Uma solução inovadora que está ganhando muito espaço no mercado é o Tangerino, um aplicativo para a gestão e o controle da presença. O software oferece uma plataforma em que é possível receber os dados do colaborador e processar a informação em tempo real, garantindo mais efetividade para o cotidiano da empresa.

O Tangerino também abarca jornadas de trabalho diferentes, o que gera resultados positivos para o empreendimento, otimizando a rotina na empresa. Além disso, ele segue as legislações trabalhistas, permitindo que a corporação faça um controle seguro e evite problemas jurídicos.

O sistema de controle de presença é uma ferramenta fundamental para garantir que a organização cumpra a legislação e faça uma boa gestão das horas trabalhadas e da folha de pagamento. O relógio cartográfico, o código de barras, os softwares e a biometria são as principais tecnologias que o mercado oferece, cada uma com seus aspectos positivos e negativos.

É fundamental escolher o sistema de acordo com o perfil dos colaboradores, avaliando a adaptação à tecnologia, mobilidade e adequação ao recurso. Você pode também otimizar esse processo utilizando soluções como o Tangerino, um aplicativo de gestão de ponto que vai otimizar a rotina da empresa!

E então, gostou de aprender mais sobre os sistemas de controle de presença? Aproveite e curta a nossa página no Facebook!

eBook Escolha Ponto Eletrônico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!