Blog

Quando o ponto eletrônico biométrico é a melhor solução para a empresa

Publicado em: 25-06-2018
Ponto Digital

O ponto eletrônico biométrico é aquele que usa a tecnologia para fazer o reconhecimento de características únicas das pessoas, como a digital, a íris do olho ou a face, por exemplo.

Essa tecnologia é bastante usada em aeroportos, bancos e empresas que trabalham com inovação, onde o acesso a determinados locais é restrito e fazer o controle de quem entra e sai é fundamental para resguardar a segurança.

Como nenhuma pessoa apresenta exatamente as mesmas características que outra, é possível desenvolver um sistema de controle de acessos extremamente preciso, o que levou ao uso da biometria também para o ponto eletrônico para funcionários.

Por que usar a biometria no controle de ponto?

O pagamento de horas extras lidera o ranking de fatores que motivam processos trabalhistas. Qualquer falha no controle de ponto da sua empresa pode motivar um funcionário a ingressar com uma ação no Ministério do Trabalho, gerando custos que, muitas vezes, não estão previstos no seu orçamento.

A implementação de um ponto eletrônico biométrico reduz os riscos inerentes à marcações incorretas e também impede que um funcionário faça a marcação pelo outro. Dessa maneira, fica muito mais difícil burlar o sistema de controle de ponto!

Outro ponto positivo da biometria no ponto eletrônico para funcionários é em relação à segurança da informação. A digital registrada não pode ser alterada, portanto, sua empresa fica isenta de qualquer tipo de fraude.

Quando implementar o controle de ponto biométrico na sua empresa?

A legislação obriga todas as empresas com mais de 10 funcionários a fazerem o controle de ponto dos funcionários, colocando os micro, pequenos e médios empreendedores na fila por boas e baratas soluções de ponto eletrônico.

A boa notícia é que essas soluções já existem. O relógio de ponto biométrico, ou REP, pode ser substituído por um aplicativo para smartphone, que reúne todas as funcionalidades para capturar os dados de cada colaborador e enviar para um sistema de gestão de ponto igualmente acessado por meio da internet.

O Tangerino é um exemplo de app de controle de ponto digital. O colaborador baixa o aplicativo no próprio celular e pode fazer a marcação de ponto diretamente nele, sem a necessidade de se deslocar até um relógio de ponto biométrico instalado em determinado local da empresa.

Mesmo que no momento da marcação do ponto o dispositivo esteja offline, no momento em que ele é conectado à internet o app envia os dados para a empresa, que já pode consolidar relatórios gerenciais e fazer os créditos ou débitos devidos na folha de pagamento.

Tem menos de 10 funcionários? Também é hora de adotar o ponto eletrônico!

A implementação do ponto eletrônico para funcionários independe da quantidade de colaboradores que você tem. Até mesmo empresas com um único funcionário podem automatizar a gestão do ponto eletrônico e otimizar as tarefas do RH, tornando-o mais estratégico.

Tomando essa decisão antes que sua empresa cresça, você garante que no momento em que estiver com 100 funcionários não terá problemas em gerenciar a jornada de trabalho de todos eles.

Ah, e não esqueça que o Tangerino também pode ser usado por você! Temos planos para todos os tamanhos de empresas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!