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O Futuro da Gestão de Recursos Humanos

Publicado em: 24-06-2015

Em um cenário onde há tanta concorrência e poucos diferenciais, o grande trunfo das empresas pode estar no seu colaborador. Por isso, é muito importante uma boa gestão de recursos humanos. É necessário o planejamento e investimento em capacitação constante, planos de carreira e integração entre as pessoas. O capital humano precisa ser valorizado e motivado. Estas ações resultam em profissionais com maior produtividade, e consequentemente, mais retorno para a empresa.

Desta forma, a área de RH é fundamental, pois é ela que se relaciona diretamente com o pessoal, fazendo a gestão de funcionários. Mas a preocupação do departamento de recursos humanos deve ir além disso. As alterações no cenário empresarial e os avanços tecnológicos criam novos desafios para o setor.

Atualmente, o RH está ligado à procedimentos mais técnicos e burocráticos. Mas o RH do futuro precisará assumir uma visão mais estratégica e humanista de todo o processo. Deverá também interagir mais com os outros departamentos, inclusive, utilizar técnicas de outros setores, como o marketing, para viabilizar suas novas estratégias.

Será necessário ainda que o RH se posicione mais nos processos de tomada de decisões das empresas e na definição das estratégias, já que será o responsável por envolver os funcionários nas novas ações

É preciso pensar também no novo perfil do trabalhador, que agora trabalha mais em casa (home office), interagindo de uma maneira diferente com seus colegas e superiores. Além disso, a rotatividade continuará sendo um problema para os empresários, já que os profissionais tendem a uma fidelização menor, com trocas de emprego mais frequentes. Caberá ao setor de RH elaborar as estratégias para posicionar e firmar as empresas diante estas mudanças.

Muitos especialistas acreditam que, o RH vai se ater menos a conceitos decorados e implantar mais ações com base em experiências reais. Os gestores de recursos humanos do futuro tendem a incorporar modelos compartilhados de gestão e ampliar o uso de feedback para desenvolvimento e interação entre as pessoas.

Os profissionais de RH também deverão se adequar a novas ferramentas tecnológicas, que substituirão os lotados arquivos de papel e as tradicionais ferramentas. O cloud computing é apontado como ferramenta que permitirá maior flexibilidade e agilidade na gestão. Atividades como controle do banco de horas, controle da jornada da trabalho de funcionários externos e internos, mapeamento e recrutamento, dentre outras, serão on line, via aplicativos e internet, o que permitirá dados mais precisos e confiáveis.

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