Blog

Jornada de trabalho flexível é essencial para o crescimento do negócio

Publicado em: 21-05-2018

A jornada de trabalho flexível vem se tornando uma grande aliada das empresas em crescimento, tanto no que tange à redução de custos quanto à diminuição do impacto ambiental, passando pela promoção da qualidade de vida, retenção de talentos e maior capacidade de expansão dos negócios.

Nos Estados Unidos, o número de profissionais que executam pelo menos 50% do seu trabalho a distância cresceu 115% nos últimos dois anos, tendência que também se consolida aqui no Brasil, com cerca de 55% dos trabalhadores exercendo o teletrabalho ao menos uma vez por semana.

Para o empregador, uma política de home office também pode ser bastante vantajosa, sob diversos aspectos. E é exatamente sobre eles que vamos falar neste artigo. Confira!

Aumento da produtividade

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que para manter a produtividade dos funcionários estes deveriam estar nas dependências da empresa, sob supervisão constante. Porém, estudos comprovam que o trabalhador remoto pode ser mais produtivo.

Para sermos mais exatos, 86% dos profissionais acredita que trabalhar sozinho aumenta a produtividade, pois as distrações, como conversas com colegas e reuniões improdutivas, são eliminadas. Ambientes abertos, sem as tradicionais baias, são preferência de 27% dos trabalhadores.

O aumento da concentração também é apontado como um dos motivadores do crescimento da produtividade, o que contribui para a entrega de resultados e o sucesso da organização.

Aumento da eficiência e eficácia

Produtividade sem qualidade não contribui para o crescimento de uma empresa, certo? É por esse motivo que atingir a eficiência e eficácia em todos os processos é essencial à toda organização.

E, mais uma vez, a jornada de trabalho flexível demonstra vantagens sobre a jornada de trabalho tradicional. Cerca de 30% dos trabalhadores realizam mais em menos tempo quando estão trabalhando em home office. Eles também se sentem mais motivados e desenvolvem um estilo de vida mais saudável, o que reduz as taxas de absenteísmo e turnover nas empresas.

Melhoria na qualificação da equipe

Empresas situadas em regiões onde há falta de mão de obra qualificada também podem se beneficiar do trabalho remoto, uma vez que você pode expandir sua contratação para qualquer lugar do globo terrestre.

Isso favorece a expansão de organizações que estão em busca de novos mercados. Também contribui para a multiculturalidade da sua equipe, troca de experiências e convivência com outros pontos de vista, o que se traduz em uma cultura organizacional globalizada e pronta para enfrentar os desafios de um mercado em constante mudança.

Redução do estresse

Os níveis de estresse da classe trabalhadora afetam a produtividade, a eficiência e também o tempo dedicado às atividades laborais. Nove a cada dez brasileiros sofre com estresse no trabalho, sendo que 47% apresenta algum nível de depressão. Considerado o mal do século, é o terceiro motivo de afastamento médico nas empresas, devendo assumir o primeiro lugar no ranking até 2020.

Fazer frente a uma enfermidade tão grave e incapacitante já não é mais opção, mas sim uma obrigação das empresas. E fomentar o trabalho a distância pode ser uma das medidas para a redução dos níveis de estresse no trabalho.

Como comentado anteriormente, quem trabalha em regime de home office se sente mais motivado com o trabalho e procura mostrar melhores resultados. O tempo que antes era dedicado ao deslocamento e que reduzia o intervalo intrajornada, por exemplo, pode ser aplicado em atividades físicas, tempo com a família e até estudos.

Diminuição do impacto ambiental

É evidente que as empresas estão cada dia mais preocupadas com os impactos ambientais gerados por suas atividades. Se este é o seu caso, saiba que ter uma política de home office pode contribuir para sua missão para com a sustentabilidade do planeta.

Estudos indicam que ao evitar que seus colaboradores saiam de casa todos os dias para o trabalho pode contribuir para a redução da emissão de gases, como o carbono; o consumo de petróleo; o efeito estufa; e até o desmatamento de áreas verdes para a construção de estradas.

Redução de custos de infraestrutura

O trabalho remoto também contribui para a redução da infraestrutura necessária para manter a empresa em operação. A companhia aérea Gol, por exemplo, contrata teleatendentes que podem fazer o atendimento ao cliente a partir de casa. Assim, é possível expandir a operação da empresa até para as menores cidades do interior sem a necessidade de montar uma base local para que a organização opere.

O atendimento local favorece a qualidade das chamadas e dá ao consumidor maior segurança no momento de dialogar com a empresa, que conquista maior credibilidade e reputação no mercado.

Como controlar a jornada de trabalho flexível?

Com tantos benefícios para a empresa, você certamente está se perguntando como fazer o controle de banco de horas e horas extras se os colaboradores não estão na empresa. Esse é um dos fatores que impedem muitos empresários de investir no teletrabalho e em uma política de home office.

Pois bem, a solução está no uso de um aplicativo de controle de ponto online! Com um app de controle de ponto, você pode monitorar o horário de trabalho tanto de colaboradores internos quanto externos, dando maior mobilidade para quem trabalha com você.

Esse sistema de controle de ponto inteligente pode ser usado em smartphones, tablets, notebooks e desktops. Assim, é possível fazer o controle de horas extras dia a dia, assim como o controle de banco de horas.

Na hora de consolidar os dados da folha de pagamento, você pode conferir se o intervalo intrajornada foi feito da forma adequada, se é preciso pagar adicionais aos colaboradores e planejar um descanso maior para aqueles que possuem horas acumuladas.

Viu como romper paradigmas pode ser benéfico para sua empresa? Aproveite este momento de aprendizado e solicite uma demonstração grátis do sistema de controle de ponto Tangerino. Temos a solução que a sua empresa precisa para crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!