Blog

Gestão de pessoas: 4 erros que prejudicam a produtividade no trabalho

Publicado em: 09-02-2018
Gestão de pessoas: 4 erros que prejudicam a produtividade no trabalho

Alcançar um bom nível de desempenho a ponto de tornar a organização competitiva envolve uma série de desafios. Um dos principais é a capacidade de aumentar a produtividade no trabalho.

No entanto, muitas empresas enfrentam sérios problemas nessa área. Os gestores sentem que a equipe não consegue desempenhar as atividades com a agilidade ou a qualidade esperadas para alcançar o sucesso desejado.

O que está acontecendo? Quais são os fatores que travam a produtividade dos funcionários? O desempenho insatisfatório pode ser resultado de erros comuns na gestão de pessoas. Quer saber quais são eles? Confira neste post, onde listamos quatro obstáculos à produtividade no trabalho!

1. Comunicação ineficiente

É preciso sempre manter em mente que “comunicação não é o que você fala, e sim o que o outro entende”. Por isso, o líder precisa se certificar de que, ao delegar uma tarefa ou função, o colaborador realmente compreendeu o que precisa ser feito.

O primeiro passo para isso é uma comunicação eficiente, que deve deixar clara qual é a atividade, o método que deve ser usado, o prazo de entrega e o resultado esperado no fim da tarefa.

Também é importante definir exatamente qual é o nível de autonomia que o funcionário tem naquela situação: o que ele pode decidir sozinho e em que situações deve recorrer ao líder.

É fundamental deixar suas expectativas claras em relação a esse aspecto para evitar contratempos na execução de um projeto, seja porque o funcionário não teve a iniciativa de solucionar um problema por conta própria ou porque foi além de sua esfera.

2. Metas irreais

Nem sempre as expectativas do líder em relação ao colaborador ou à equipe são pautadas por uma boa noção da realidade. Isso o leva a estipular metas irreais, que têm um efeito nocivo para ambas as partes.

Enquanto alvos atingíveis mobilizam o esforço, metas irreais conseguem o oposto: desmotivar a equipe. Objetivos desproporcionais causam frustração e desânimo, gerando um rendimento abaixo da média e muito aquém do potencial real.

Para o líder, as metas irreais também são um obstáculo rumo ao sucesso. Sem uma noção real do desempenho que as pessoas podem de fato obter, ele sempre entenderá que não houve empenho suficiente do grupo, prejudicando o clima organizacional.

3. Falta de padronização de processos

Produção lenta, falhas e erros são frequentes em processos não padronizados. Isso significa que cada colaborador (ou mesmo equipes inteiras) utilizam métodos diferentes para realizar as mesmas atividades, gerando inconsistências.

As tentativas de conciliar informações ou processos conflitantes e a necessidade de corrigir erros são responsáveis por uma enorme perda de tempo e, consequentemente, por atrasos na entrega.

O aumento da produtividade dos colaboradores depende do mapeamento dos processos internos e da identificação de falhas e gargalos. A partir desse diagnóstico, deve-se estabelecer um fluxo de atividades e métodos definidos para realização das tarefas.

4. Falta de investimentos

Ferramentas adequadas são essenciais para otimizar o tempo dos colaboradores. Sabemos que a automação é a alternativa encontrada por muitas empresas para aumentar a produtividade dos funcionários.

Os motivos para isso são claros: um sistema pode realizar uma série de tarefas repetitivas ou burocráticas de forma praticamente instantânea e sem erros. Os funcionários não ocupam seu expediente em retrabalho ou conferências.

Quando falta o investimento nessas ferramentas, a empresa precisa manter equipes inteiras destinadas à realização de tarefas burocráticas. A produtividade é reduzida, e os valiosos recursos humanos não têm o tempo necessário para desempenhar ações mais estratégicas e essenciais para gerar valor à organização.

Entendeu quais são os erros na gestão de pessoas que prejudicam a produtividade no trabalho? Identifica algumas dessas situações na sua empresa? Conhece as soluções? Compartilhe nos comentários e participe da conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!