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Controle de ponto para pequenas empresas, vale a pena?

Publicado em: 13-12-2015
controle de ponto mobile pequenas empresas

O Ministério do Trabalho é pontual quanto ao uso do controle de ponto nas organizações: empresas que ultrapassem 10 funcionários em seu quadro de colaboradores devem incluir qualquer uma das modalidades de sistema existentes, seja mecânico, eletrônico ou on-line.

Porém, algumas das empresas de menor porte ainda são relutantes quanto ao uso do ponto, ao afirmarem que os gastos com o equipamento “são caros”, “inacessíveis” ou um “desperdício de dinheiro”.

Nenhuma das afirmações são verdadeiras. Além de estar previsto na lei, o controle de ponto garante um série de benefícios às empresas (mais à frente falaremos um pouco sobre eles!).

Avalie sua escolha para cada modelo de controle de ponto

Tudo depende da praticidade desejada por você, assim como a dimensão do seu negócio e o volume de colaboradores. Em caso exemplar, veja que um livro de ponto já não tem mais o seu lugar em instituições de ensino, como há alguns anos (e nem mesmo para o controle interno em pequenas empresas, já reparou?).

Escolas, agora, contam com a biometria dos professores, funcionários e alunos para manter o controle dos horários de entrada, saída, almoço, lanches, férias, horas extras e muitos outros.

Ou seja, a gestão ganha por ter sempre em mãos dados relevantes sobre os stakeholders e, por outro lado, funcionários e alunos podem comprovar que estiveram presentes no recinto em determinado dia e horário. Nota 10, não é mesmo?

Por outro, consideremos que você tem uma empresa de grande porte, e que muitos de seus funcionários atuam remotamente. Como controlar seus horários?

É aí que o controle de ponto on-line é uma boa pedida, já que por ser mobile, permite não só a localização do colaborador, como seus horários de atuação e a geração de um relatório completo, automaticamente.

Vantagens dos sistemas de controle de ponto

De forma geral, todos eles proporcionam o benefício de automatizar os dados de cada um de seus colaboradores. Por si só, já é um benefício e tanto: a equipe responsável pelo Departamento Pessoal e Recursos Humanos pode encontrar, facilmente, as informações dos trabalhadores que, por sua vez, têm a garantia de sua jornada de trabalho, o que poderia sofrer falhas em outrora.

A seguir, mais algumas vantagens do ponto on-line:

  • Impossibilidade de fraudes;
  • Preços acessíveis (acredite que ele impacta no controle financeiro de pequenas empresas!) e redução de custos (impressão e materiais de escritório ou manutenções, por exemplo);
  • Processos mais ágeis;
  • Registro de ponto remoto;
  • Acesso a relatórios automatizados.

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