Blog

Controle de ponto móvel: tudo o que a sua empresa precisa saber!

Publicado em: 21-03-2017
controle-de-ponto-movel-tudo-o-que-a-sua-empresa-precisa-saber

Um controle de ponto móvel é um sistema para controle de horas trabalhadas online. Por meio dele, as empresas rastreiam e registram o ponto eletrônico de seus funcionários.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre esse sistema, e também descobrir suas vantagens para o processo de controle da jornada de trabalho. Vamos lá!

Mas o que é o ponto móvel?

A legislação trabalhista dispõe que o empregador tem o poder de dirigir, disciplinar e controlar o trabalho de seus empregados. A frequência da jornada de trabalho do empregado é controlada pelo empregador, por meio do registro de ponto de funcionários. Um dos métodos utilizados pelas empresas para esse controle é o chamado ponto eletrônico.

Um registrador eletrônico de ponto ― REP é o equipamento de automação utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

As empresas com mais de dez empregados são obrigadas a adotar um dos três métodos de controle de ponto (manual, mecânico ou eletrônico), conforme determina o artigo 74 da CLT.

Por conveniência, o meio eletrônico é o mais indicado, pois facilita a apuração. Sendo adotado o meio eletrônico, deverão ser seguidas as instruções da Portaria MTE nº 373/11, lei do ponto eletrônico online.

Conforme a Portaria 373/11 do Ministério do Trabalho e Empresa, o empregador só poderá utilizar o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto se possuir os atestados emitidos pelos fabricantes dos equipamentos e dos programas utilizados.

Quais as vantagens de utilizá-lo?

Agora que já conhece o sistema de ponto móvel, o que acha de mergulhar no universo das vantagens que ele pode oferecer para sua empresa? Vamos lá!

Controle da jornada de trabalho

Administrar a quantidade de horas trabalhadas por colaborador não é uma tarefa fácil, mas o ponto móvel descomplica esse trabalho, pois calcula automaticamente o período labutado por sua equipe.

Desse modo, não haverá erros que podem acarretar processos judiciais trabalhistas no futuro. Além disso, o gestor saberá exatamente o tempo que cada funcionário gastou em suas atividades, bem como os horários de entrada, almoço e saída.

Acrescente a isso o benefício de obter maior controle sobre as finanças do negócio, visto que, com o ponto móvel, o gestor poderá planejar a quantidade de horas extras que a empresa pode pagar e o sistema não permitirá que os colaboradores ultrapassem o limite estabelecido.

Gestão de tarefas

O controle móvel do horário de trabalho ajuda a instituição na administração de suas demandas internas. Por exemplo, digamos que os gestores decidam aumentar o volume mensal de vendas da empresa, mas com o passar dos meses, não foi percebido um aumento considerável dessa meta.

Após analisar os registros do ponto móvel, os administradores perceberam que o número de faltas de colaboradores por motivo de saúde aumentou. Por meio de uma investigação mais cabal, com a ajuda do setor de recursos humanos, foi constatado que o motivo dessas licenças foi o estresse sentido por alguns funcionários.

Dessa forma, os gestores perceberam que a meta de vendas estipulada por eles foi irreal para a quantidade de colaboradores que possuem. Sendo assim, ou abaixam essa meta ou contratam mais trabalhadores. Graças ao registro eletrônico foram encontradas soluções para esse problema.

Redução de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho

O estresse é apenas uma das doenças que podem acometer um profissional no exercício de seu trabalho. Podemos citar ainda: depressão, síndrome do pânico, tendinite, etc.

Mas como o ponto móvel pode ajudar na saúde dos colaboradores? Com essa tecnologia, é mais fácil identificar quais trabalhadores excedem seu horário de trabalho, o que pode comprometer seu bem-estar.

O mesmo acontece com os acidentes de trabalho, que podem ocorrer devido ao cansaço extremo do funcionário, comprometendo assim sua concentração, e como resultado, gerando riscos para sua vida.

Diminuição de custos

Essa é uma grande vantagem apresentada pelo sistema de ponto móvel. Mas como a redução de despesas acontece? Como essa tecnologia funciona no celular dos profissionais da empresa, não é necessário investir em equipamentos caros para o registro de horas.

Também são extintos os custos com papel, tinta, pastas, armários e um colaborador para cuidar dos arquivos físicos que contêm as anotações das jornadas de trabalho, pois todos os dados do ponto móvel são armazenados online.

Despesas com licenças e atualizações de software são dispensadas, bem como a manutenção de ativos tecnológicos, uma vez que as informações ficam alocadas em servidores externos (computação em nuvem).

Aumento da confiança dos colaboradores

A credibilidade da empresa com os funcionários aumenta ao notarem que um sistema eficiente de controle de horas trabalhadas é usado pela instituição. Afinal, os trabalhadores sabem que terão suas horas de trabalho pagas com honestidade.

Além disso, o histórico de diligência e pontualidade do profissional estará bem guardado, o que poderá ajudá-lo a crescer no conceito da empresa e até mesmo conseguir maiores cargos no futuro.

O aplicativo Tangerino é um sistema para controle de ponto online de horas trabalhadas. Ele consegue rastrear e registrar o ponto eletrônico de funcionários internos e externos. O funcionário poderá instalar grátis o sistema eletrônico de ponto no seu celular Android ou iOS.

Outra vantagem de utilizar um software de ponto eletrônico é pela facilidade de instalação e operação. Com ele você organiza e automatiza os processos do departamento de recursos humanos, reduzindo os custos operacionais, evitando erros e perda de tempo no apontamento dos cartões de ponto.

Em vista desses benefícios, não demore em implantar essa incrível ferramenta em sua companhia. Se fizer isso, investirá no crescimento do seu negócio.

O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a entender mais sobre o ponto móvel? Gostaríamos de saber sua opinião. Deixe seu comentário!

Tangerino eBook Gestão do Tempo

3 thoughts on “Controle de ponto móvel: tudo o que a sua empresa precisa saber!

  1. Valnei / Responder 09/02/2017 at 23:03

    A Portaria / MTE 1510/2009 cita o ponto eletrônico REP e não o Ponto Móvel.

    A Portaria 373/2011 autoriza os empregadores a usarem outros sistemas eletrônicos de controle de ponto que não previstos na portaria 1510/2009, desde que isto conste na Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. Considerando que se utilize do “ponto por exceção” .

    E, em função do uso deste sistema alternativo, o empregador deve deixar disponível ao empregado, até a data do pagamento, qualquer informação que lhe altere a folha de pagamento.

    Este sistema “alternativo”, seria o Ponto Móvel ???

    • Tangerino / Responder 28/03/2017 at 16:59

      Boa tarde, Valnei. Tudo bem?

      O controle alternativo de jornada é autorizado pela portaria 373 do MTE em seu primeiro artigo e possibilita que empresas acompanhem o cumprimento do trabalho de seus colaboradores externos por meio de um smartphone ou tablet, por exemplo. Por isso essa metodologia de ponto alternativo ficou conhecida também como Controle de Ponto Móvel, pois dispensa marcações nos tradicionais e estáticos relógios de ponto, desde que aprovada em convenção coletiva (como você mesmo mencionou).

      Espero ter ajudado!
      Obrigado por deixar seu comentário 🙂

  2. Luiz Eduardo Cezar / Responder 17/01/2018 at 15:00

    Olá, fiquei com uma dúvida, na Portaria MTE nº 373/11 diz que para usar sistema de ponto “alternativo” devo ter uma autorização em Acordo Coletivo de Trabalho. Se eu nao tiver isso, nao poderei usar o Ponto Online?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!