Você realiza o controle de ponto de papel?
Desde 1989 com a aprovação do Art. 74, §2 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) o controle de ponto para empresas com mais de 10 funcionários é obrigatório. Em uma época em que a tecnologia não era tão acessível, o controle de ponto manual se tornou popular, e é utilizado até hoje.
Controle de ponto Manual
Um relógio pregado na parede, acima de uma mesinha no canto com um livro e uma caneta. O funcionário chegava na empresa, comprimentava a recepcionista, que gentilmente o lembrava do livro de ponto. Olhava no relógio, abria o caderno, procurava seu nome na ordem alfabética e anotava o horário de chegada.
E para facilitar a marcação de ponto, nada como um ponto eletrônico mobile, que permite que seus colaboradores possam registrar sua jornada de trabalho de onde quer que estejam – dando aquela “mãozinha” para o seu departamento pessoal, concorda?
Livro de Ponto: Como preencher?
Como funcionava o Livro de Ponto de Funcionário? Bom, era um caderno por mês que continha a informação das horas trabalhadas de todos os funcionários. Desde as básicas que o próprio funcionário preenchia, como horário de chegada, intervalo de almoço e saída, até férias, horas extras e licenças médicas. Um verdadeiro compilado de informação.
Toda vez que o mês acabava os setores administrativos contabilizavam as horas e guardavam o livro, junto com muitos outros, em algum armário encostado na parede ocupando espaço. Com a revolução tecnológica e o ponto eletrônico, o controle manual acabou caindo em desuso.
Controle de ponto Eletrônico x Controle Manual
A maior vantagem do controle de ponto eletrônico não é a sua praticidade para o funcionário, embora seja realmente mais prático apenas inserir sua digital ou um código ao invés de anotar as horas. A maior vantagem é administrativa. O controle eletrônico facilita o dia a dia do setor de RH, departamento pessoal e Contabilidade. Imagine as horas gastas para calcular a hora de cada funcionário a mão?
Além do mais, a tecnologia está cada vez mais acessível. O Tangerino por exemplo é um aplicativo para smartphone que oferece o serviço de controle de ponto eletrônico. Além dessa funcionalidade, ele oferece outros serviços que facilitam o gerenciamento como Lista de Tarefas e observações ao funcionário. Com o controle de ponto, poupam-se recursos, otimizam-se tarefas, deixando a rotina de trabalho muito mais prática e fácil.
Pronto para tornar o processo de marcação de ponto ainda mais fácil para o seu negócio? Não perca mais tempo e comece agora!
Conheça já todas as vantagens que o Tangerino tem para você e para alavancar o seu negócio!