Blog

Como lidar com ausência de funcionários ou colaboradores que rendem pouco?

Publicado em: 02-02-2018
Como lidar com ausência de funcionários ou colaboradores que rendem pouco?

A baixa produtividade e a ausência de funcionários são situações que ocorrem com certa frequência no seu negócio?

A ausência não se resume apenas a falta do colaborador. Atrasos ou saídas antecipadas também podem prejudicar a empresa, mesmo que existam justificativas para tal. Por outro lado, uma equipe pontual nem sempre é a garantia de um trabalho bem realizado. A baixa produtividade é um problema real, que acomete a maioria das empresas.

Muitas vezes, o problema está dentro da própria corporação. É comum que o responsável pela gestão de RH atribua à fatores externos, e no lugar de resolver a situação, cria uma adversidade recorrente. Por isso, preparamos algumas sugestões para driblar estes obstáculos. Acompanhe!

Absenteísmo

Um funcionário que muito se ausenta pode acarretar em prazos perdidos, metas não cumpridas e na insatisfação de outros colaboradores, que se sentem sobrecarregados e, muitas vezes, cobram uma posição da empresa.

O artigo 474 da CLT expõe que o empregador pode suspender o funcionário ausente por até 30 dias, porém, deve estar atento a proporcionalidade da pena.

Contudo, existem algumas alternativas para que o empreendedor possa evitar os prejuízos com a ausência de funcionários. Separamos 3 delas para você:

1. Estabeleça uma política de faltas e atrasos

Deixe claro para os funcionários as condições em que as faltas serão abonadas, como compensar as horas perdidas e as penalidades sofridas em caso do não cumprimento das regras.

2. Invista na comunicação interna

Um dos motivos da ausência de funcionários em uma empresa é o próprio ambiente de trabalho, que muitas vezes pode ser confuso ou até mesmo pesado.

A criação de um canal entre os gestores e os colaboradores resulta em uma comunicação transparente. Dessa forma, o trabalhador sentirá confiança em relatar o que o aflige para a empresa, e juntos poderão achar uma solução, o que evitará o absenteísmo.

3. Monitore a presença dos funcionários

A implantação de um ponto móvel, feito por meio de aplicativos como o Tangerino, permite o monitoramento da sua equipe em tempo real.

No caso da ausência de um funcionário, você poderá remanejar o pessoal rapidamente, evitando possíveis prejuízos na produção.

Baixa produtividade

Como citamos acima, a pontualidade nem sempre é sinônimo de alta performance em uma equipe. Na posição de empreendedor, você certamente está ciente de que a baixa produtividade reflete de forma negativa nos resultados de sua empresa.

Para contornar essa situação e evitar que ela volte a acontecer no futuro, temos 3 valiosas dicas para você:

1. Ofereça treinamentos

O mercado está em constante mudança e até o mais eficiente colaborador precisa se renovar.

Oferecer treinamentos para sua equipe mantém as pessoas engajadas, interessadas no trabalho e ajuda a empresa a identificar o talento individual de cada funcionário.

2. Implante tecnologias

Modernizar os processos internos é essencial para manter o interesse dos funcionários em evoluir junto com a empresa, além de otimizar o tempo de trabalho da equipe.

Os benefícios da implantação de ferramentas tecnológicas não se restringem apenas ao trabalho dos colaboradores. Você terá relatórios completos e atualizados de tudo o que acontece na sua empresa, que vão desde a venda de um simples produto até o controle da jornada de trabalho de cada trabalhador.

3. Promova ações inovadoras

Você já ouviu falar em gamificação? Trata-se da aplicação de jogos que propõem desafios de acordo com os objetivos da empresa.

Esta ferramenta é utilizada com o objetivo de propor mudanças no comportamento, aumentar o nível de satisfação das pessoas e, consequentemente, melhora o desempenho e a produtividade do funcionário.

É importante estar ciente de que, quando a empresa faz o que está ao seu alcance para fornecer um bom ambiente de trabalho aos seus funcionários, ela não somente evita a baixa produtividade e a ausência de funcionários. O empreendedor que usa ferramentas inteligentes para otimizar as atividades e motivar os colaboradores é recompensado com resultados positivos e melhoria do próprio desempenho.

E se você tem alguma experiência para compartilhar ou ficou com alguma dúvida em relação à ausência de funcionários ou baixa produtividade, deixe um comentário neste post. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!