Blog

Como fazer o controle de gastos de sua empresa

Publicado em: 24-06-2015
controle de gastos de sua empresa

Em tempos de crise, economia é palavra de ordem. O controle de gastos, se bem organizado, pode ajudar sua empresa a economizar muito dinheiro. Medidas simples ajudam e garantem que a atividade seja rentável e lucrativa!

  • Faça um relatório de gastos, constando todas as saídas de dinheiro do caixa. É possível analisar o que rende lucros e o que mais dá prejuízos para a empresa, afim de fazer os ajustes necessários.
  • Identifique e corte os desperdícios. Gastos excessivos de água, telefone, luz, transporte e compras de materiais desnecessários devem ser evitados. Observe os setores que estão gastando mais e analise se os gastos são justificáveis.
  • Ao contratar o espaço de trabalho, priorize o valor de aluguel mais barato. Economizar no aluguel pode permitir que você compre mais materiais, invista na capacitação e amplie seu quadro de funcionários. Um ambiente bem estruturado e bons profissionais valem mais do que uma sala grande. Uma tendência muito forte hoje é o uso do co-working, que é a divisão de uma sala com outras empresas.
  • Antes de fazer cortes, analise bem o que é indispensável para o funcionamento da empresa.
  • Mantenha diálogos constantes com sua equipe. A comunicação interna deve ser fortalecida para gerar conscientização dos funcionários, afinal, são eles que geram boa parte dos gastos.
  • O atendimento ao cliente deve ser priorizado. Cliente insatisfeito com as instalações ou com o atendimento tendem a não retornar.
  • Faça o controle do banco de horas com o uso de ponto online. Com esta medida, será possível controlar o tempo excedente de trabalho e programar a melhor forma de compensação do funcionário, que deve ser através de folgas ou férias prolongadas. Se a empresa não fizer a compensação no ano corrente, deverá remunerar o funcionário.
  • Ofereça aos colaboradores somente os benefícios que eles realmente precisem. Antes de analisar qual benefício oferecer, verifique quais estão incluídos no acordo sindical.
  • A otimização de processos reduz gastos e ganha em qualidade e, consecutivamente, reduz os custos operacionais.
  • Calcule os custos de uma rescisão. Some ao valor os custos com contratação e capacitação do novo funcionário. Além disso, muitas vezes a dispensa de um funcionário experiente significa a perda do conhecimento construído.

Verifique se sua empresa está no regime tributário adequado.

eBook Aumente a produtividade Tangerino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!