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Pergustas Frequentes

P: Como realizar simulação de preço?

R: A simulação de preço permite que o empregador insira a quantidade de funcionários estimada para cadastro no Tangerino e identifique o valor da mensalidade correspondente. - Para realizar a simulação de preço acesse o menu |Financeiro| e clique no botão |Simulação de Preços|. - Insira o número de funcionários. - Clique em simular.

P: Como contratar o serviço do Tangerino?

R: Após o teste gratuito oferecido por 30 dias a um número ilimitado de funcionários o empregador pode efetuar a contração do serviço pelo painel administrativo. - Para contratar o serviço do Tangerino, acesse o menu |Financeiro| e clique na botão |Simulação de Preços|. - No campo inferior a esquerda clique na opção |contratar|. - As informações sobre o tipo de assinatura são geradas ao lado direito da tela. Confira se os dados estão corretos e escolha a data de vencimento do faturamento. - Clique em |Quero me inscrever - Gerar boleto’ - Uma tela de confirmação informa que sua solicitação foi realizada com sucesso e a conta esta ativa. - Você também receberá um email com informações referente ao boleto.

P: Como visualizar as informações de assinatura do empregador?

R: Para visualizar as informações de assinatura do empregador no Tangerino, acesse o menu |Financeiro| e clique na opção |Minha Conta|. As informações sobre o tipo de assinatura são geradas ao lado direito da tela com os dados (tipo de assinatura, conta atual, data cadastro, funcionários ativos, valor mensal, data de vencimento e boleto em aberto). Tipo de assinatura: Identifica a periodicidade de pagamento (sempre mensal). Conta atual: Identifica se o usuário ainda esta em período de teste gratuito ou se é pagante. Data cadastro: Informa a data em que o empregador realizou o cadastro da conta no Tangerino. Funcionários ativos: Informa o número de funcionários cadastrados pelo empregador. Valor mensal: Informa o valor do faturamento a ser pago conforme o número de funcionários ativos no sistema. Sempre que adicionar ou excluir algum funcionário, o valor da mensalidade ajustará automaticamente. Os usuários não pagantes também terão o espaço ‘valor mensal’ preenchido para que possam visualizar o valor que pagaria caso contrata-se o serviço. Data de vencimento: É um espaço reservado ao empregador para selecionar a data mais adequada para efetuar o pagamento do faturamento mensal. Boleto em aberto: Identifica se existe algum faturamento a pagar. Caso exista, uma ilustração com o código de barras aparece na lateral, clique e imprima o boleto. Se este ícone não aparecer significa que vocês esta em dia com o Tangerino.

P: Como cancelar a conta?

R: ​- Para cancelar a conta no Tangerino acesse o menu |Financeiro| e clique na opção |Minha Conta|. - Clique em |Cancelar Conta|, localizado no campo inferior a esquerda. - Clique em |sim| para confirmar o procedimento. ​Este procedimento de cancelamento garante a segurança da sua empresa, pois somente pode ser realizado com usuários ​portando o login e senha dos administradores.

P: Como visualizar as faturas a pagar?

R: -Para visualizar as faturas a serem pagas acesse o menu |Financeiro| e clique no botão |Meus Pagamentos|. -As informações correspondente ao pagamento a ser efetuado aparece abaixo com os dados (identificador, tipo, descrição, data de vencimento, status, valor boleto). Identificador: Corresponde ao código do boleto gerado. Tipo: É como a forma de pagamento será efetuada. Descrição: Descreve qual o tipo de serviço o empregador irá efetuar pagamento. Data de vencimento: data estipulada pelo empregador para vencimento do faturamento. Status: Indica o andamento da fatura, aguardando pagamento, em atraso ou pagamento efetuado. Valor: Valor a ser pago pelo serviço adquirido. Calculado automaticamente de acordo com o número de funcionários cadastrados no sistema. Boleto: Dados do faturamento disponível para impressão.

P: Controle de dispositivo

R: - Para verificar as solicitações autorização de dispositivos dos funcionários, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito. - Todas as solicitações de autorização de dispositivos estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, solicitante, data da solicitação, tipo). - Para autorizar o dispositivo clique em - Clique no botão |sim| para aprovar e |não| para reprovar - Todos os dispositivos autorizados estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, data de autorização, navegador\S.O. , Tipo, permissões pendentes para registro de ponto).

P: Regras de Ponto

R: O campo |Regra de ponto| permite que o empregador escolha as ferramentas de segurança que deseja utilizar no Tangerino. Procedimentos para bater ponto - Permitir editar ponto manualmente - Tolerância Regras de acesso dos funcionários - Permitir que funcionários visualizem informações de banco de horas e folha de ponto - Permitir lançamentos de pontos com intervalos de no máximo 12 horas Ferramentas de segurança Mobile - Em qualquer aplicativo - Somente aplicativo autorizado - Exige foto ao bater ponto: É o registro de foto dos funcionários na entrada e saída do ponto eletrônico. Quando ativada, este procedimento ajudará no controle dos registros identificando que o próprio colaborador realizou a sua marcação. Esta modalidade só é permitida através do dispositivo mobile. - Somente em local de interesse: Permite que os funcionários marquem o ponto eletrônico somente em locais de interesse cadastrados pelo empregador. Caso o funcionário não esteja em algum dos locais determinados, o ponto ficará sobre pendência aguardando ou não a aprovação do empregador. Quando recusado, o ponto não é contabilizado no sistema. Ferramentas de segurança WEB - Em qualquer dispositivo web - Somente em dispositivo web autorizado - Não permitir ponto web

P: Como determinar regras de ponto para todos os funcionários?

R: - Para determinar regras de ponto para todos os funcionário acesse o menu |Configurações| e clique no botão |Regras de ponto|. - Selecione as opções desejadas - Marque a opção - Clique no botão Salvar

P: Como autorizar dispositivos mobile e web para todos os funcionários?

R: - Para autorizar um dispositivo mobile ou web para todos os funcionários acesse o menu |Configurações| e clique no botão |Regras de Ponto|. - Selecione a Regra de ponto desejada - Marque a opção - Clique no botão Salvar * Assim que o funcionário bater o primeiro ponto após a inserção da regra, ele receberá uma mensagem para que solicite ao empregador a autorização do dispositivo para registro de ponto.

P: Escalas

R: A seção escalas permite o cadastramento das escalas utilizadas pelos funcionários da sua empresa. O empregador pode cadastrar quantas escalas forem necessárias. a) Como cadastrar uma Escala Padrão? - Para cadastrar o escalas acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Escalas|. - Clique no botão cadastrar - Denomine a escala como e marque a opção |padrão| - Preencha os dados do quadro de horários de acordo com as sua necessidade. * Assim que uma escala padrão é criada todos os funcionários adicionados ao seu sistema terão como escala definida a padrão. b) Como cadastrar uma escala personalizada para funcionário, equipe ou setor? - Para cadastrar escalas acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Escalas|. - Clique no botão cadastrar - Denomine a escala e NÃO marque a opção padrão - Preencha os dados do quadro de horários de acordo com as sua necessidade. * Para atrelar a escala personalizada a um funcionário será necessária a edição dentro do cadastro do funcionário.

P: Funcionários

R: a) Como cadastrar Funcionários? - Para cadastrar o funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|. - Clique no botão cadastrar. - Preencha os dados obrigatórios. - Clique no botão Gerar Pin O que é o PIN? O PIN é a senha do funcionário, e será gerada no momento de seu cadastro podendo ser modificada sempre que o empregador quiser. * Enviar comprovante de ponto: Os funcionários recebem por email um comprovante de marcação do ponto eletrônico imediato ao efetuarem entrada e saída do ponto. b) Como editar os dados do funcionário já cadastrado? - Para editar os dados do funcionário já cadastrado, acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|. - Os funcionários cadastrados são exibidos com os dados (nome, cargo, código PIN, regime fixo, desligado da empresa, email, telefone e exige foto ao bater ponto). - Clique na ilustração do lápis localizado a esquerda, correspondente ao funcionário que pretende realizar a alteração. - Edite e clique no botão salvar. c) Como excluir o funcionário cadastrado? - Para excluir o funcionário cadastrado acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários| - Os funcionários cadastrados são exibidos com os dados (nome, cargo, código PIN, regime fixo, desligado da empresa, email, telefone e exige foto ao bater ponto). - Clique na ilustração do lápis localizado a esquerda, correspondente ao funcionário que pretende realizar a alteração. - Selecione a opção - Clique no botão salvar. * Os registros dos funcionários desligados ficaram armazenados no sistema permitindo a consulta quando necessário. d) Como exportar lista de funcionários cadastrados? - Para exportar lista de funcionários cadastrados acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionário|. - Clique no botão exportar excel. * A planilha contém os dados (nome, cargo, codigo de acesso (PIN), regime fixo, desligados da empresa, e-mail, telefone, exige Foto ao bater ponto).

P: Quadro de Horários

R: O campo Quadro de Horários é delimitado para que o empregador cadastre cada funcionário em uma escala previamente cadastrada. e) Como cadastrar o funcionário na escala padrão cadastrada pelo empregador? - Quando o Empregador cadastra uma |escala padrão| todos os funcionários adicionados ao sistema após o cadastramento desta |escala padrão| estarão automaticamente dentro dela. - Caso o Empregador tenha cadastrado funcionários antes de cadastrar a |escala padrão| será necessária a edição dentro do cadastro do funcionário. * Se o empregador não cadastrou uma escala padrão todos os funcionários estarão dentro da Escala padrão Tangerino. f) Como cadastrar o funcionário em uma escala personalizada cadastrada pela empregador? - Para cadastrar o funcionário acesse em uma escala personalizada o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|. - Na seção |Escala\Quadro de horário| Clique no botão - Selecione a escala desejada no campo em branco e escolha a data de vigência do novo quadro de horários. - Clique no botão Inserir Nova Escala Selecionada - Clique no botão Salvar

P: Lançamento de Ajuste

R: O lançamento de ajuste permite que o empregador adicione os apontamentos (folga, ferias, afastamento ou ajuste manual) g) Como adicionar um |Lançamento de ajuste| já cadastrado no sistema? - Para adicionar um lançamento de ajuste já cadastrado no sistema acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|. - Acesse a aba |Lançamento de ajuste|. - Clique no botão cadastrar. - Preencha os todos os dados do motivo de ajuste. - Clique no botão salvar

P: Calendário de feriados

R: O campo |Calendário de feriados| permite que o empregador atrele a cada funcionário um calendário diferente de acordo com a localização de trabalho do funcionário. a) Como cadastrar um calendário diferente para cada mês? - Para cadastrar um calendário diferente para cada mês acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |calendário|. - Acesse a aba |Calendário|. - Clique no botão Cadastrar. - Selecione o tipo de calendário para cada mês. - Clique no botão Salvar

P: Regras de Ponto

R: O campo |Regra de ponto| permite que o empregador escolha as ferramentas de segurança que deseja utilizar no Tangerino. Ferramentas de segurança Mobile - Em qualquer aplicativo - Somente aplicativo autorizado - Exige foto ao bater ponto: É o registro de foto dos funcionários na entrada e saída do ponto eletrônico. Quando ativada, este procedimento ajudará no controle dos registros identificando que o próprio colaborador realizou a sua marcação. Esta modalidade só é permitida através do dispositivo mobile. - Somente em local de interesse: Permite que os funcionários marquem o ponto eletrônico somente em locais de interesse cadastrados pelo empregador. Caso o funcionário não esteja em algum dos locais determinados, o ponto ficará sobre pendência aguardando ou não a aprovação do empregador. Quando recusado, o ponto não é contabilizado no sistema. Ferramentas de segurança WEB - Em qualquer dispositivo web - Somente em dispositivo web autorizado - Não permitir ponto web a) Como autorizar dispositivos mobile e web? - Para autorizar um dispositivo mobile ou web acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|. - Clique na ilustração do lápis localizado a esquerda, correspondente ao funcionário que pretende realizar a alteração. - Acesse a aba |Regras de ponto|. - Selecione a Regra de ponto desejada - Clique no botão salvar * Assim que o funcionário bater o primeiro ponto após a inserção da regra, ele receberá uma mensagem para que solicite ao empregador a autorização do dispositivo para registro de ponto. b) Onde encontrar as solicitações de autorização de dispositivos? - Para verificar as solicitações autorização de dispositivos dos funcionários, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito. - Todas as solicitações de autorização de dispositivos estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, solicitante, data da solicitação, tipo). - Para autorizar o dispositivo clique em - Clique no botão |sim| para aprovar e |não| para reprovar - Todos os dispositivos autorizados estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, data de autorização, navegador\S.O. , Tipo, permissões pendentes para registro de ponto).

P: Calendários de Feriados

R: O campo |Calendário de feriados| permite que o empregador cadastre calendários de acordo com a sua necessidade a) Como cadastrar novo calendário de feriados? - Para cadastrar um novo calendário de feriados acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Calendário de feriados|. - Clique no botão cadastrar. - Preencha as informações desejadas. - Clique no botão salvar * Caso queira editar as informações de algum calendário cadastrado clique na ilustração do lápis localizado a esquerda - Edite, adicione e exclua os dados como desejar. - Clique no botão salvar

P: Gestores

R: Os Gestores são funcionários que gerenciam outros funcionários, podendo realizar: - Aprovação de horas; - Lançamento de Pontos em Atraso e Atestados. a) Como cadastrar gestor? - Para cadastrar um gestor ao sistema acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Gestores |. - Clique no botão cadastrar - Preencha os todos os dados do gestor e atrele a ele os funcionários que irá gerenciar. - Clique no botão salvar b) Como habilitar outros gestores (funcionários que gerenciam outros funcionários) para realizar o gerenciamento da jornada de trabalho? O empregador pode habilitar outros gestores para gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários, este poderá desempenhar as funções: aprovação de horas, lançamento de pontos, faltas e atestados. - Para habilitar o gestor(es) acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Gestores|. - Clique no botão cadastrar - Escolha na lacuna |Gestor| o(s) funcionário(s) que poderá(ão) gerenciar. - Na lacuna |Funcionário| escolha os funcionários do qual o gestor irá gerenciar. - Clique em adicionar. - Para habilitar todos os funcionários clique em adicionar todos . - Clique em salvar - Clique em OK - Receba a mensagem - Os dados (nome e cargo) irão aparecer abaixo indicando que foi efetuado o procedimento. - Caso adicione algum gestor ou funcionário erroneamente, clique no correspondente ao que deseja excluir. - Clique no Sim para confirmar o procedimento.

P: Apropriação de horas

R: A seção |Apropriação de Horas| tem a finalidade de acompanhar e realizar a manutenção do ponto do funcionário. a) Como consultar a apropriação de horas do funcionário? - Para consultar a apropriação de horas do funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|. - Para pesquisar a apropriação de horas do funcionário desligado, selecione o campo |Exibir - Desligados da Empresa| - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão Consultar *O detalhamento da apropriação de horas do funcionário é exibido com os dados (ação, status, entrada, saída, total horas, local entrada, local saída, atividade e agrupamento).

P: Detalhamento de Horas

R: Menu: Ação é um espaço onde o empregador pode fazer lançamentos e consultas no registro de ponto do funcionário . - Coleta de pontos originais Seção onde o empregador pode consultar os registros originais realizados em dispositivos moveis ou web, além de informações como plataforma, versão e origem. - Para visualizar os registros originais acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão consultar - Acesse o menu Ação - Clique na opção |Coleta de pontos originais|.

P: Lançamento de ponto

R: Seção onde o empregador pode lançar pontos retroativos - Para lançar os pontos retroativos no quadro de horários do funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão consultar - Acesse o menu Ação - Clique na opção |Lançamento de Ponto|. - Preencha os dados necessários - Clique no botão Salvar

P: Preenchimento automático

R: Lançamento de pontos retroativos de acordo com o quadro de horário - Para lançar os pontos retroativos no quadro de horários funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão Consultar - Acesse o menu Ação - Clique na opção |Preenchimento automático|. - Receba a mensagem

P: Lançar motivo de ajuste

R: Seção onde o empregador pode lançar motivos de ajuste cadastrados no sistema (folga, afastamento, férias e ajustes personalizados) - Para lançar motivos de ajuste no quadro de horários do funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão Consultar - Acesse o menu Ação - Clique na opção |Lançar motivo de ajuste|. - Preencha os dados do motivo de ajuste - Clique no botão Salvar

P: Lançar atestado médico

R: - Para lançar atestado medico no quadro de horários do funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão Consultar - Acesse o menu Ação - Clique na opção |Lançar atestado medico|. - Preencha os dados do motivo de ajuste - Clique no botão Salvar

P: Registro de ponto

R: Status é um espaço que avalia a situação da marcação de ponto do funcionário. (Aprovado , pendente de aprovação , lançado manualmente e reprovado ). Entrada: É o registro inicial do funcionário na empresa ou em algum local de interesse. . Saída: É o registro final do funcionário na empresa ou em algum local de interesse. Total horas: O total horas mostra o tempo que o funcionário permaneceu na trabalhando durante o dia Local entrada e local saída: O local entrada e local saída mostra onde o funcionário estava na hora em que realizou a marcação do ponto eletrônico. Ao lado dos endereços aparece a ilustração de um globo , clique e veja o mapa da região onde ocorreu o lançamento. *Ao lado dos endereços aparece a ilustração de um globo, clique e veja o mapa da região onde ocorreu o lançamento. * ver a localização só é possível do funcionário quando o mesmo registra o ponto através do dispositivo mobile com o GPS ativado. Quando o empregador habilita o pedido de registro de foto dos funcionários na entrada e saída do ponto eletrônico, ao lado dos registros aparece a ilustração de uma câmera. *Clique no ícone e a foto do funcionário é aberta confirmando que o próprio registrou o seu ponto. * ver a localização só é possível do funcionário quando o mesmo registra o ponto através do dispositivo mobile com o GPS ativado. a) Como alterar o registro de ponto do funcionário? A alteração do registro de ponto do funcionário é realizada manualmente e permitida pelo empregador, admistrador, gestor e funcionário. O empregador e administrador podem alterar os registros de todos os funcionários, o gestor pode alterar os registros somente dos funcionários que ele gerencia e o funcionário pode alterar somente o seu próprio registro. Todas alterações realizadas irão conter a descrição |Lançado Manualmente| ao clicar nessa descrição o sistema indica quem efetuou a mudança. Quando a alteração é realizada pelo empregador ou gestor, o registro já é aprovado automaticamente. Para o funcionário, o registro fica esperando sobre pendência esperando a aprovação. - Para alterar o registro de ponto do funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|. - Escolha o funcionário - Escolha a data inicial e final da consulta. - Clique no botão consultar - Clique no ponto que pretender alterar (entrada; saída), apague o registro e digite a hora correta. - Clique fora da lacuna alterada e ponto será modificado. b) Como gerar folha de ponto\banco de horas do funcionário? - Para gerar folha de ponto do funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data inicial e final que pretende gerar a folha de ponto. - Clique no botão Consultar - O sistema disponibilizará um detalhamento de horas do funcionário. - Clique no botão da opção desejada - Um PDF é gerado com todas as descrições do empregado disponível para imprimir ou salvar. c) Como registrar ponto em atraso? - Para registrar ponto em atraso acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|. - Escolha o funcionário. - Clique no botão consultar - Clique em |Registrar Ponto em Atraso|. - Preencha os campos da tela |Registro de Ponto em Atraso| com os dados (funcionário, data, tipo de apontamento, início trabalho, final trabalho, início intervalo e final intervalo). - Clique no botão salvar *Tipo de Apontamento: Tipo de apontamento é o tipo de registro que você pretende lançar em atraso. (trabalhando; refeição/almoço - intervalo, saída).

P: Local de Interesse

R: a) Como cadastrar local de interesse? Locais de interesse são locais já conhecidos. Cadastrando estes locais, ao invés de aparecer o endereço no apontamento, irá aparecer o nome destes locais cadastrados. Ex: Local de interesse não cadastrado: Rua, Rio de Janeiro, 1278, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Local de interesse cadastrado: Framework System. - Para cadastrar local de interesse acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Local de Interesse|. - Clique no botão Cadastrar - Preencha os campos (nome do local; tipo de local de interesse). - Em |Tipo de Local de Interesse| clique na lupa lateral e escolha a descrição mais adequada (restaurante; matriz; shopping; casa; cliente). - Clique em |Selecionar| - Digite o raio (Refere-se a abrangência do local definido. Quanto maior o raio, maior será o local onde o funcionário pode bater o ponto e ainda ser considerado local de interesse). - Para preencher os campos latitude e longitude, digite o endereço na lacuna acima do mapa e clique em consultar . - Outra forma de realizar este procedimento é ampliar a tela do mapa e clicar na localização. - Clique no botão Salvar - Após esses procedimentos a longitude e latitude aparecerão automaticamente - Clique em |ok| para concluir o procedimento. - Para verificar se o local de interesse foi salvo, clique em voltar . Todos os locais de interesse cadastrados serão exibidos na tela inicial do menu |Locais de Interesse|. b) Como exportar a lista de locais de interesse cadastrados para uma planilha Excel - Para exportar a lista de locais de interesse cadastrados para uma planilha de excel, acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Locais de Interesse|. - Clique em |Exportar Excel|

P: Mensagens

R: As mensagens enviadas pelo sistema Tangerino chegam direto no telefone de seus Colaboradores. Rápidas e Sem custo adicional. (Recurso somente para aparelhos android por enquanto.) a) Como mandar mensagens aos meus funcionários? - Para mandar mensagens aos meus funcionários acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Mensagens|. - Clique no botão cadastrar - Preencha os dados da mensagem. - Escolha os funcionários individualmente ou envie a todos - Clique no botão Enviar

P: Bater ponto web

R: a) Como bater o ponto quando já estou no painel administrativo? É possível realizar a marcação de ponto pelo painel administrativo, mas é sugerido que através deste comando somente o administrador ou gestor que possui a acessibilidade ao painel efetue a marcação e apenas em caso de não conseguir registrar pela forma ideal. Não é recomendado que os funcionários habilitem o ponto pelo painel administrador pois eles teriam acesso a todo sistema. - Para bater o ponto através do painel administrativo acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Bater Ponto Web|. - Como o painel administrador já estará aberto com email e senha, não é necessário colocar o código empregador. - Digite o PIN para bater o ponto. - Escolha o tipo de apontamento |Entrada; saída|. - Clique no botão Salvar. - Receba a mensagem.

P: Lançar ponto em atraso

R: a) Como lançar ponto em atraso? - Para lançar ponto em atraso acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Lançar Ponto em Atraso|. - Preencha os campos (funcionário, tipo de apontamento, início trabalho, final trabalho, data e intervalo). - Clique no botão Salvar. * Tipo de Apontamento: Tipo de apontamento é o tipo de registro que você pretende lançar em atraso. (trabalhando; refeição/almoço - intervalo). b) Como lançar falta do funcionário? - Para lançar falta do funcionário acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Lançar Faltas|. - Escolha o funcionário. - Escolha a data de registro de falta. - Clique no botão Salvar - Receba a mensagem

P: Lançar atestado

R: a) Como lançar atestado do funcionário? - Para lançar atestado do funcionário acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Lançar Atestados|. - Escolha o funcionário. - Informe o período de atestado. - Clique no botão Processar - Altere horário de atestado caso necessário. Clique no botão . Clique em |sim| para confirmar o procedimento. Receba a mensagem

P: Ajuste de banco de horas

R: Como realizar ajuste de banco de horas? - Para realizar ajuste de banco de horas acesse o menu |Ponto| clique no botão |Ajuste de Banco de Horas|. - Clique no botão cadastrar. - Escolha o funcionário. - Escolha o tipo de ajuste de hora (saldo inicial; quitação de banco de horas) - Informe o saldo para abater no banco de horas. - Selecione se as horas lançadas são positivas ou negativas. - Clique no botão Salvar - Clique em |ok| para confirmar o procedimento. - Receba a mensagem - Clique em e veja todos os ajustes realizados na tela inicial do menu |Ajuste de Banco de Horas|. - Caso tenha cadastrado erroneamente algum ajuste de hora, clique na ilustração do lápis correspondente ao que pretende alterar. - Realize o ajuste e clique no botão - Para excluir algum ajuste de hora, clique no que aparece em frente a descrição desejada. - Para consultar individualmente os ajustes realizados a cada funcionário, na seção |Filtro| escolha o funcionário. - Clique no botão Consultar - Em seguida aparecerá a descrição individual com os dados ( nome do funcionário; data de ajuste; tipo de ajusto; valor)

P: Motivo de ajuste

R: Como cadastrar motivo de ajuste? - Para cadastrar motivo de ajuste acesse o menu |Ponto| clique no botão |Motivo de ajuste|. - Clique no botão Cadastrar. - Descreva o motivo de ajuste como desejar - Ao selecionar |Abonado|, o motivo a ser cadastrado não será contabilizado nas horas previstas do mês e também no banco de horas. O abono irá zerar o dia de trabalho do funcionário. - Clique no botão Salvar

P: Importar AFD

R: O que é AFD AFD é um arquivo de dados gerado pelo ponto eletrônico (REP), que pode ser importado para o Tangerino. Para que esse procedimento aconteça são necessários os números de PIS dos colaboradores *Esses registros ficaram destacados como |Importado do REP| na seção |Apropriação de Horas| Como importar AFD? - Para importar AFD acesse o menu |Ponto| clique no botão |Importar AFD|.

P: Exportar AFD\AFDT

R: a) Como exportar AFD\AFDT? Geração dos arquivos de fonte de dados (AFD / AFDT) conforme Portaria 1510 do Ministério do Trabalho. - Para exportar AFD\AFDT acesse o menu |Relatórios| clique no botão |Exportar AFD\AFDT|. - Selecione a |data início| e a |data final|. - Selecione o formato |AFD| ou |AFDT|. - Clique no botão exportar * Serão apenas exportados os registros de Funcionários com o PIS preenchido.

P: Folha de Ponto

R: Como emitir folha de ponto? - Para emitir folha de ponto acesse o menu |Relatórios| e clique no botão |Folha de Ponto|. - No campo |Funcionários| selecione o funcionário clicando na seta lateral. - Para emitir relatório de ponto de um funcionário desligado, selecione o campo |Exibir Desligados da empresa?| - Defina a data de início e data final que pretende gerar o relatório. - Selecione o formato (PDF ou Excel) e clique em |Gerar Relatório|. - O relatório |Folha de Ponto| possui os dados do empregador e as informações correspondente ao colaborador (dia mês, dia semana, entrada, saída e tempo). Tempo: horas trabalhadas. * Quando cadastrado, o relatório Folha de Ponto registra o feriado, falta, atestado, férias e afastamento.

P: Ponto com Endereço

R: a) Como emitir relatório de ponto com endereço? - Para emitir relatório de ponto com endereço acesse o menu |Relatórios| e clique no botão |Ponto com Endereço|. - No campo |Funcionário| selecione o colaborador clicando na seta lateral. - Para emitir relatório de ponto de um funcionário desligado, selecione o campo |Exibir Desligados da empresa?| - Defina a data de início e data final que pretende gerar o relatório. - Selecione o formato (PDF ou Excel) e clique em |Gerar Relatório|. - Caso prefira receber o relatório por email, clique em , os dados serão enviados para o email de cadastro do empregador. - Abra o arquivo |Folha de Ponto com Endereço|, nele contém os dados da empresa e do colaborador (colaborador, data e endereço de entrada e saída, atividade e tempo). Entrada: Data: Dia e hora do ponto registrado (trabalhando). Endereço: Onde foi efetuada a marcação de ponto quando o funcionário iniciou as atividades (esta localização só é visível quando o ponto é registrado por mobile e com o GPS ativado). Saída: Data: Dia e hora do ponto registrado (fechar ponto/saída). Endereço: Onde foi efetuada a marcação de ponto quando o funcionário finalizou a jornada de trabalho (esta localização só é visível quando o ponto é registrado por mobile e com o GPS ativado). Atividade: Informa o registro de ponto do colaborador. Tempo: Contabiliza as horas trabalhadas entre a entrada e saída de ponto do colaborador. - Para mudar a posição do relatório, salvar ou imprimir, clique respectivamente em um dos ícones que encontra-se no campo superior a direita.

P: Banco de horas Funcionários

R: a) Como visualizar o relatório de banco de horas dos funcionários? - Acesse o menu |Relatório| e clique no botão |Banco de Horas Funcionários|. - No campo |Funcionário| selecione o funcionário. - Para emitir relatório de banco de horas de um funcionário desligado, selecione o campo |Exibir Desligados da empresa? - Selecione o formato (PDF ou Excel). - Clique em Gerar Relatório. - Caso prefira receber o relatório por email, clique em Enviar Relatório por Email , os dados serão enviados para o email de cadastro do empregador. - O relatório possui os dados (funcionário, referência, previstas, trabalhadas e saldo). * Não é permitido emitir relatório para Funcionário-Gestor com função de registrar ponto desabilitada. Relátorio : Exibe as horas acumuladas por funcionário. Referência: - O relatório resumido já fornece os valores calculados no total, portanto não possui referência. Previstas: Estimativa das horas a serem trabalhadas no mês. - Soma total de todas as horas previstas dos meses. Trabalhadas: Horas realizadas no mês. - Soma total de todas as horas trabalhadas dos meses. Saldo: Diferença entre as horas previstas e trabalhadas resultando no saldo do banco de horas que identifica se o funcionário finalizou o mês sobrando ou devendo horas. - Soma total.

P: Hora Extra

R: a) Como emitir relatório de Horas Extras? - Para emitir o relatório de horas extras acesse o menu |Relatório| e clique no botão |Hora Extra|. - Selecione o funcionário clicando na seta lateral. - Define a data de início e final a qual você quer fazer a consulta. - Selecione o formato (PDF ou Excel) e clique em Gerar Relatório. - Caso prefira receber o relatório de horas extras por email, clique em Enviar relatório por Email, os dados serão enviados para o email de cadastro do empregador. - O relatório de horas extras possui os dados (colaborador, data, prevista, trabalhadas, atrasos, extras e faltas).

P: Pontos pendentes

R: a) Como verificar os pontos pendentes dos funcionários? - Para verificar os pontos pendentes dos funcionários, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito. - Todos os pontos pendentes estarão visíveis na tela com as descrições (funcionário, agrupamento, atividade, início expediente, final expediente, dia da entrada, ação¹ e ação²). Agrupamento: Atividade: Acompanhamento sobre as atividades dos funcionários (trabalhando, refeição/almoço - intervalo, fechar ponto), são sinalizadas com círculos coloridos verde, laranja, vermelho respectivamente. Início expediente: informa data/hora inicial em que ocorreu a pendência do funcionário. Final expediente: Informa data/hora final em que ocorreu a pendência do funcionário. Dia da entrada: Informa o dia da semana em que ocorreu a pendência do funcionário. Ação¹: Aprovação ou reprovação do ponto pendente. - Clique na ilustração engrenagem para abrir a caixa de observação sobre o ponto pendente e selecione aprovar ou reprovar. - Quando a pendência for aprovada ou reprovada, automaticamente ela é removida da tela |pontos pendentes| e o envelope localizado no cabeçalho da página diminui a numerção. Se o ponto pendente for reprovado, ele não será contabilizado no sistema. Ação²: Informativo sobre o motivo da pendência do funcionário. - Para realizar pesquisa individual sobre a(s) pendência(s) do funcionário, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito. - Preencha os dados do campo |Filtro| (funcionário, data início e data final) e clique em consultar. - Para fazer a consulta de algum funcionário desligado, antes de clicar em consultar, selecione ‘Exibir Desligados da empresa?’.

P: Tangerino

R: a) Como trocar o idioma do Tangerino? O Tangerino oferece o sistema em dois idiomas. (Português do Brasil e Português de Portugal). - Para trocar o idioma do sistema, desça a barra lateral até o final de qualquer página do Tangerino. A opção esta localizada no campo inferior a direita. - Clique sobre a bandeira do país para escolher a linguagem preferida.

P: Código do Empregador

R: O código do empregador é o registro da empresa formada por letras e números que é gerado no momento do cadastro. Ele é utilizado para realizar a marcação do ponto dos funcionários juntamente com o código PIN (senha). a) Esqueci o código do empregador, como recuperar? - O código do empregador está sempre disponível no canto direito na barra principal da pagina abaixo do nome da empresa. * Além disso, quando o empregador realiza o cadastro no Sistema Tangerino, o código do empregador juntamente com o PIN é encaminhado para o email utilizado no cadastro, permitindo que o empregador faça testes na plataforma e conheça a sua mecânica.

P: Painel de Controle

R: O painel de controle tem a função de informar a situação diária das atividades dos funcionários, através das descrições (nome; situação; hora de início; hora final; endereço aproximado). a) Como consultar o painel de controle? - Para consultar o painel de controle acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Painel de Controle|. *Todos os funcionários cadastrados aparecerão numa tabela com os dados do dia. Como no exemplo abaixo b) Como consultar um funcionário individualmente? - Para realizar uma consulta individual do funcionário, preencha o nome no campo pesquisar e clique na lupa ao lado. Esta lacuna esta localizada no campo superior a esquerda na tela. c) Como consultar a geolocalização do ponto realizado pelos funcionários? - Com o GPS ativado no dispositivo mobile do funcionário, o sistema localiza o último endereço onde o ponto foi marcado e exibe no mapa.

P: Dados Cadastrais

R: Os dados cadastrais constam informações gerais e de contato da empresa que são preenchidos assim que o empregador realiza o primeiro cadastro no sistema Tangerino. a) Como alterar os dados cadastrais da empresa? - Para consultar\alterar os dados cadastrais acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Dados Cadastrais|. - Escolha a seção |dados gerais| |dados contato|, complete e/ou edite as informações desejadas. - Clique no botão Salvar - Receba a mensagem b) Como alterar a senha de acesso do portal Tangerino? - Para alterar a senha de acesso do portal Tangerino acesse o menu |Empregador| clique no botão | Dados cadastrais| e selecione a aba |Senha| - Preencha os campos senha |antiga|, nova senha e confirma nova senha |atual|. - Clique no botão Salvar - Receba a mensagem c) Como inserir a logo da empresa no relatório? - Para inserir a logo da empresa no relatório acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Dados Cadastrais| - No campo a esquerda de alteração de imagem, clique na ilustração do lápis. - Selecione a logo da empresa no banco de dados do seu computador. - Clique no botão Atualizar Arquivo para carregar a imagem - Receba a mensagem - Para fazer download da imagem, clique na ilustração *É recomendado que a figura tenha 300px largura X 200px altura com o tamanho máximo de 1 mb. d) Como inserir a logo da empresa no relatório? - Para inserir a logo da empresa no relatório acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Dados Cadastrais| - No campo a esquerda de alteração de imagem, clique na ilustração do lápis. - Selecione a logo da empresa no banco de dados do seu computador. - Clique no botão Atualizar Arquivo para carregar a imagem - Receba a mensagem - Para fazer download da imagem, clique na ilustração *É recomendado que a figura tenha 300px largura X 200px altura com o tamanho máximo de 1 mb.

P: Filiais

R: O cadastro de filial tem como objetivo permitir ao empregador atrelar uma filial ou outro CNPJ à um funcionário para obter o cabeçalho correto na impressão da folha de ponto e relatórios relacionados. Dessa forma é possível que o empregador gerencie todos os seus colaboradores registrados em diferentes empresas em um só painel de controle. a) Como cadastrar filiais da sua empresa no sistema? - Para cadastrar filiais ao seu sistema acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Filiais|. - Clique no botão Cadastrar. - Preencha os dados obrigatórios. - Receba a mensagem

P: Administradores

R: O cadastro de Administradores possibilita a distribuição do acesso total do sistema para seus gestores. a) Como cadastrar Administradores no sistema? - Para cadastrar administradores ao seu sistema acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Administradores|. - Clique no botão Cadastrar - Preencha os dados obrigatórios. - Receba a mensagem.

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