Blog

Automatize o controle de ponto e ganhe tempo para o RH estratégico!

Publicado em: 11-04-2018
RH digital

Para que o setor de RH de uma empresa seja realmente estratégico é preciso conciliar os objetivos da organização com as aspirações, vocações e desejos das pessoas que a formam. Mas, antes mesmo de pensar em um RH estratégico é muito importante automatizar tarefas cotidianas, como o controle de ponto.

A automação do controle de ponto facilita muito a vida dos colaboradores desse setor, permitindo que tanto gestores quanto funcionários saiam das planilhas de Excel e dediquem seu tempo para fazer a diferença na maneira como a empresa lida com seu público interno.

Quer entender melhor como o controle de ponto eletrônico pode ajudá-lo a adotar um RH estratégico? Então continue lendo!

Como automatizar o controle de ponto?

Existem duas possibilidades principais para que você abandone o relógio de ponto manual e automatize o controle da jornada de trabalho dos funcionários. O primeiro é o controle de ponto biométrico, onde a entrada, saída e os intervalos são iniciados e finalizados quando o colaborador insere sua digital no relógio de controle.

Esse sistema é integrado com um software de gestão, que consolida automaticamente todos os dados necessários para o fechamento da folha de ponto, além de gerar diferentes relatórios relativos às jornadas de cada pessoa, de setores específicos ou de toda a empresa.

Já o segundo é o controle de ponto online, também conhecido como controle de ponto digital. Nesse caso o colaborador inicia e finaliza suas jornadas de trabalho utilizando um dispositivo conectado à internet, seja seu próprio celular, um tablet ou pelo computador.

As vantagens do controle de ponto biométrico

Nas empresas onde o controle de ponto é feito de forma biométrica, com a digital dos colaboradores, todas as informações relativas às jornadas de trabalho estão consolidadas em um só local. Isso permite que a equipe consiga fechar as folhas de ponto, gerar relatórios e garimpar informações com muito mais facilidade.

Além disso, o controle de ponto manual, feito por meio da marcação de cartões ou preenchimento manual de folhas, abre brechas para fraudes. Um bom exemplo é a situação onde um colaborador abre o ponto de outro que está atrasado ou que sequer apareceu na empresa para trabalhar.

Apesar de possuir diversas vantagens sobre o manual, o controle de ponto eletrônico muitas vezes não atende empresas que possuem colaboradores externos, sejam eles consultores, vendedores ou profissionais de suporte. Por isso é importante conhecer bem outra solução.

As vantagens do controle de ponto online

Assim como no caso do controle por impressão digital, o controle de ponto online também consolida todas as informações relativas à jornada de trabalho dos colaboradores em um só local. O software também gera relatórios automáticos e atua como ferramenta vital para o fechamento da folha de ponto.

Mas, diferente do primeiro, nesse caso não é preciso que o colaborador vá até a empresa para iniciar e finalizar seu expediente. Ele pode fazer isso através de seu dispositivo móvel, totalmente de acordo com a portaria 1510, responsável por regulamentar o controle de ponto eletrônico no Brasil.

Os softwares de ponto online mais modernos do mercado são integrados com o GPS dos celulares, facilitando o controle de jornada e permitindo a otimização das rotas. Em alguns é possível, inclusive, que os colaboradores externos tirem fotos para comprovar onde estão na abertura e fechamento do ponto batido.

Mais tempo para o que importa

Vivemos em uma realidade cada vez mais corrida e, nesse contexto, cada segundo economizado representa uma possibilidade de melhoria. Por que gastar horas e horas de sua equipe de RH para montar planilhas de excel e conferir dados de ponto se existem softwares que fazem isso em poucos segundos?

Além de possibilitar que esse tempo e energia sejam gastos em outras iniciativas, a automação desses processos também representa a possibilidade de enxugar a folha de pagamento da empresa. Ela permite que você mantenha em seu time de RH apenas os profissionais vitais para uma gestão estratégica.

Mas, afinal, o que é o RH estratégico?

Quem faz uma empresa existir não é o produto, nem o mercado. São as pessoas que atuam nos mais variados segmentos e permitem o desenvolvimento desses produtos e seu posicionamento nesses mercados. E é com essa linha de pensamento que surgiu, em meados dos anos 1980, o conceito de RH estratégico.

Nessa metodologia de gestão o setor de Recursos Humanos deixa de apenas responder à diretoria e passa a ter voz ativa nas decisões da empresa relativas ao público interno. Questões como a gestão de carreira, clima organizacional e o recrutamento devem estar alinhados com as estratégias macro da empresa.

A principal diferença de um RH estratégico para o tradicional é a eficiência do setor. Pesquisas recentes apontam que empresas que investem em recursos humanos geram resultados melhores do que outras de tamanho e segmentos similares que não se preocupam com isso.

Isso acontece graças a um ambiente corporativo melhor, onde os colaboradores têm informações claras acerca dos objetivos da empresa, de suas carreiras e das políticas de gestão. Como resultado, pessoas mais engajadas, preocupadas com os resultados e realmente conectadas com os ideais da empresa.

Automação do controle de ponto e RH estratégico

A relação entre esses dois pontos é direta. Além da questão do tempo, que já citamos acima, o controle de ponto eletrônico diminui a chance de fraudes e erros, possibilita que os gestores tenham dados corretos para tomar decisões e torna a relação com os colaboradores mais simples e clara.

Para gerar melhores resultados em seu setor de RH e em toda a empresa, conte com a Tangerino para implementar o controle de ponto biométrico ou online em sua organização. Caso tenha dúvidas sobre a melhor solução para a sua realidade, entre em contato agora com nosso time de especialistas.

Para receber informações importantes direto em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades relativas à gestão estratégica de seu RH e de sua empresa como um todo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!