Blog

Marcação de ponto: por que sua empresa está gastando tanto?

Publicado em: 06-10-2017
Marcação de ponto

Em um artigo do site da BBC Brasil, Peter Poschen — diretor do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) — ressaltou que o PIB de um país pode se elevar de duas maneiras: elevando a produtividade ou aumentando as horas trabalhadas. Essas metas também podem ser conseguidas nas empresas por meio da marcação de ponto.

Neste artigo, esclarecemos como o ponto móvel pode ajudar uma organização a metrificar vários aspectos de sua demanda interna, reduzindo seus gastos e aumentando suas receitas. Vamos lá?

Quais são as vantagens que a marcação de ponto móvel tem em relação aos meios tradicionais?

É verdade que toda empresa precisa controlar, com muito cuidado, o período de horas trabalhadas por seus funcionários. Porém, o que muitas não percebem é que o modo de fazer isso pode impactar diretamente nos rendimentos.

Talvez você esteja se perguntando que relação há entre a marcação de ponto e as finanças da sua instituição. Para explicar, vamos falar um pouco sobre as vantagens do ponto móvel.

Redução de tempo

Atualmente, muitas organizações possuem profissionais que prestam serviços remotos. Por isso, mesmo que esses trabalhadores exerçam seus serviços em um local distante da empresa, eles precisam ir diariamente até a sede da instituição para confirmar que iniciaram seu dia de trabalho.

Imagine a perda de tempo e dinheiro que essa situação ocasiona. Enquanto os colaboradores se deslocam de suas casas até a companhia e, depois, até o local onde trabalharão, eles poderiam já exercer suas funções.

É exatamente isso que a pesquisa citada no início deste artigo mostrou. As horas trabalhadas e a produtividade dos profissionais andam de mãos dadas com o aumento do capital financeiro.

Por isso, é muito importante substituir o relógio e a folha de ponto (bem como outros métodos manuais de registro de horas de serviço) pelo ponto móvel. Desse modo, seus profissionais usarão o smartphone para notificar a companhia de que deram início às suas atividades profissionais do local onde as exercem.

Agilidade no trabalho

De fato, o time do setor de recursos humanos de uma empresa é muito ocupado e precisa ser multitarefa. No entanto, a falta de ferramentas adequadas para que realizem um bom trabalho pode fazer com que o seu potencial seja desperdiçado em atividades desnecessárias.

Essa resistência em adotar soluções mais eficientes para as suas demandas causa muitos danos às empresas. Elas desconhecem uma famosa frase do ex-presidente americano Abraham Lincoln, que disse, em outras palavras, que se tivesse uma hora para cortar uma árvore, levaria 45 minutos afiando o machado.

Aplicando esse conceito, quando a instituição implanta o sistema de ponto móvel em seu ambiente interno, todas as tarefas relacionadas à folha de pagamento de funcionários ficam automatizadas. Assim, em pouco tempo os profissionais do RH conseguem calcular o número de horas trabalhadas, o controle das férias, o pagamento das horas extras etc.

Com os relatórios emitidos pelo sistema, fica mais fácil criar estratégias para melhorar a produtividade de sua equipe, pois a empresa saberá o rendimento de cada colaborador. Como resultado disso, os gestores já perceberão a redução de custos que a companhia tem com o ponto móvel em pouco tempo.

Transparência nas informações

Os meios tradicionais de marcação de ponto são facilmente burlados pelos funcionários. Essa prática é tão frequente na sociedade brasileira que a coluna política do portal terra a listou como uma das formas de corrupção mais comuns em nosso país.

Com a implantação do ponto móvel, todo esse processo fica mais seguro, pois o sistema tem recursos tecnológicos que dificultam qualquer tipo de ato desonesto. Um exemplo disso é a biometria.

Com essa solução, a companhia tem a certeza de que ninguém além do próprio funcionário deu entrada em suas atividades laborais. Isso é possível porque são captadas as digitais, a voz ou a íris de cada colaborador.

Essas características pessoais são avaliadas e encaminhadas para o banco de dados da empresa que realiza a identificação do funcionário. Alguns colaboradores têm o hábito de adiar o registro da hora de saída só para ganhar horas extras, enquanto descansam após o expediente.

Porém, o ponto móvel pode acabar com os custos ocasionados por esse tipo de atitude. Desde que a empresa autorize, é possível programar o sistema para que não sejam permitidas horas extras.

Instalação e manutenção facilitadas

Existe um software que automatiza o controle de ponto. Contudo, ele gera custos tanto na sua instalação quanto na manutenção. Ao contrário disso, a marcação de ponto eletrônico é de fácil implantação.

Basta que o aplicativo seja baixado em um dispositivo móvel. Esse tipo de app não produz gastos com manutenção, seja por motivos técnicos ou pela reposição de papel e tinta para a impressão de relatórios, já que todos os registros são armazenados online.

Gestão da excelência

Quanto mais a empresa conseguir agregar valor aos seus serviços internos, mais próxima ela estará da excelência. Segundo um artigo da revista Forbes, fazer as coisas de um modo diferente e melhor do que a concorrência permite que sua companhia se destaque no mundo corporativo.

Então, enquanto algumas instituições estão tendo gastos enormes com o meio manual de marcação de ponto e perdendo um tempo que poderia ser investido em outras tarefas mais importantes, sua empresa será um exemplo em gestão da excelência.

Ter esse conceito aumenta a employer branding (marca empregadora) de sua organização. Como resultado disso, os talentos profissionais do meio empresarial se sentirão atraídos para trabalhar em uma empresa que usa métodos inovadores em seu ambiente interno.

Quer que a sua companhia chegue a esse nível? Então comece implantando o ponto móvel: o primeiro passo para isso é contratar um sistema eficiente, reconhecido e de qualidade comprovada no mercado.

Para que você não tenha dores de cabeça em caso de eventuais problemas, procure por um fornecedor que ofereça todo o suporte necessário para que a sua experiência com o aplicativo de ponto móvel seja a mais agradável possível.

Gostou de saber como a marcação de ponto móvel pode reduzir custos? Então assine nossa newsletter e não perca nossos próximos artigos!

 

Faça o cadastro simplificado e comece a usar agora!